terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Acordo ortográfico: FDUL pode não implementar

(http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/acordo-fdul-tvi24/1323604-4071.html)

Acordo ortográfico: FDUL pode não implementar

Funcionários estão a ser aconselhados a não escrever segundo as novas regras

Depois da decisão tomada pela Fundação Centro Cultural de Belém de não adoptar o novo acordo ortográfico, agora é a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que admite não implementar também o acordo.

Segundo informação fornecida pelo gabinete do director da faculdade à M80/Comercial/Star FM (Media Capital Rádios), a questão está a ser avaliada e pode mesmo ser oficializada no final da semana.

O próprio site da faculdade está com o acordo ortográfico antigo e alguns funcionários terão sido avisados nos últimos dias para que os textos institucionais não fossem escritos com o novo acordo ortográfico, contrariando a decisão de implementar a 1 de Janeiro deste ano os documentos do Estado, serviços, organismos e entidades na tutela do Governo

Contactado pela M80/Comercial/Star FM (Media Capital Rádios) o gabinete do Ministro Nuno Crato diz não ter conhecimento e que as faculdades têm autonomia para decidir. Fonte do gabinete do ministro refere também que estas decisões não têm de ser comunicadas ao executivo.

Malaca Casteleiro, professor jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa e um dos criadores do novo acordo ortográfico, ficou surpreendido com esta possível decisão e lamenta. Diz que também que é estranho que a faculdade queira avançar com essa decisão tendo em conta que é uma instituição que te colaborado com instituições para dar formação no novo acordo.

Sem comentários: