quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Angela Merkel e a Madeira

(http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/306516-angela-merkel-arrasa-opcao-madeirense-das-grandes-obras)

Angela Merkel arrasa opção madeirense pelas estradas, pontes e túneis

Ao invés de construir túneis e estradas, é preciso alavancar a economia apoiando as pequenas e médias empresas, disse

Luís Rocha

A chanceler alemã, Angela Merkel, arrasou hoje a opção madeirense de investimento dos fundos estruturais em grandes obras públicas, como túneis e estradas. Para a governante germânica, esta política foi um mau exemplo de utilização de fundos estruturais. Falando a um grupo de jovens alemães em Berlim, Merkel defendeu que “responsabilidade nacional e solidariedade europeia devem andar de mãos dadas”.

Numa transmissão televisiva da reunião com os jovens germânicos exibida pela RTP1, Merkel pôs em questão se os dinheiros europeus aplicados nos diferentes países da União Europeia estão a ser colocados nos lugares apropriados.

“Por isso, decidimos no último Conselho que as verbas ainda disponíveis até 2013 nos fundos estruturais devem ser utilizadas para ajudar as pequenas e médias empresas, e não para construir mais estradas, pontes e túneis”, referiu, acrescentando, impiedosamente: “Quem já foi à Madeira pode ver para onde foram todos os fundos estruturais. Há muitos túneis e vias-rápidas bonitas, mas isso não contribuiu para a competitividade”. Angela Merkel defendeu mais confiança entre os países da UE: “Quando alguém precisa de ajuda, temos de estar preparados para ajudar. É isso que o novo mecanismo europeu de estabilização deve fazer no que diz respeito aos países da zona euro. E temos também de confiar que os outros farão todos os possíveis para sair das suas dificuldades”, defendeu a chanceler alemã, para quem só se pode combater a crise se se combaterem as fraquezas estruturais da zona euro. Mas é óbvio que, para Merkel, alavancar a economia não é gastar dinheiro em grandes obras.

Sem comentários: