domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fidel Castro e o socialisnmo à Fidel

(http://www.publico.pt/Mundo/fidel-castro-reaparece-para-lancamento-de-livro-de-memorias-1532331)

Fidel Castro reaparece para lançamento de livro de memórias















Fidel Castro no lançamento do livro de memórias "Guerrilheiro do Tempo" (Roberto Chile/AFP)



Num discurso de mais de seis horas, por ocasião do lançamento do livro de memórias “Guerrilheiro do Tempo”, o antigo Presidente de Cuba, Fidel Castro, confessou que tinha sido um “equívoco” pensar que o socialismo iria resolver todos os problemas económicos da ilha.

Mesmo assim, sublinhou que os cubanos têm o dever de “lutar até ao último minuto pelo seu país, pelo planeta e pela humanidade”.

Fidel, que está afastado da vida pública por doença desde 2006, e já não era visto em público desde Abril de 2011, participou na apresentação da obra da escritora e jornalista Katiuska Blanco, que ao longo de quase mil páginas conta a história do líder da revolução cubana, desde o nascimento até ao final de 1958, quando já estava iminente a vitória do movimento guerrilheiro que depôs Fulgêncio Baptista.

Fidel, que se mostrou energético, discorreu sobre vários temas da actualidade internacional, particularmente os que dizem respeito à América Latina. Elogiou a luta dos estudantes chilenos pelo direito a uma educação gratuita e de qualidade. Considerou que as ilhas Malvinas (Falkland para os britânicos) são “um pedaço de terra arrebatado à Argentina”. E destacou o seu amigo Hugo Chávez como “o homem que mais fez em prol do povo venezuelano e do movimento boliviariano”

O antigo Presidente também se referiu às “terríveis ameaças” que pendem contra o Irão e a Síria, e considerou “ridícula” a ideia de proteger a Europa com um escudo anti-míssil, antecipando que ois Estados Unidos e os seus aliados europeus não conseguiriam convencer a Rússia para levar adiante o seu projecto.

Segundo o diário oficial "Granma", Fidel Castro, de 85 anos, prometeu continuar a escrever “antes que a memória se gaste”.

Sem comentários: