sábado, 11 de fevereiro de 2012

Não gosto dos modos de Vasco de Graça Moura...




Não gosto dos modos de Vasco de Graça Moura...




Não gosto dos modos de Vasco de Graça Moura, quando insulta outrem nas suas críticas, mas nesta aberração de Acordo, estou de acordo com ele e admiro a sua posição... embora saiba que não vai dar em nada, pois este massacre da nossa língua foi um processo "cozinhado" muito escondidamente e à revelia das instituições que o podiam fazer bem, além de ser contra a maioria daqueles que a utilizam profissionalmente, como os escritores. Uma das cabeças deste processo creio que foi o Prof. Malaca Casteleiro, assistente na Faculdade de Letras e meu professor de Linguística, há muitos anos. Indiano, falando com um acento forte, por vezes difícil de entender, deveria defender a existência das variantes próprias de cada país de língua portuguesa, independentemente da que se quisesse adoptar para a escrita oficial na Europa ou no resto do mundo. Não me incomoda nada que usem a versão brasileira na ONU, na UE ou nos E.U., incomoda-me e prejudica-me muito na minha escrita e nas minhas leituras, obrigarem-me a escrever e a ler num português que não é o de Portugal e que não respeita sequer as variantes dialectais do nosso país.

Sem comentários: